A Pirelli apresentou nesta terça-feira (13) seu primeiro pneu
radial desenvolvido para motos de 250cc e 300cc, já em produção na fábrica de
Gravataí (RS). O Diablo Rosso II usa a construção de carcaça com cabos
dispostos radialmente, como nas motos de alta cilindrada, no lugar da
construção diagonal do atual modelo Sport Demon. A principal vantagem é a
melhora de estabilidade, com mais área permanentemente em contato com o solo,
já que o pneu radial se deforma de forma mais controlada ao absorver pressões
sobre a carcaça.
O desenvolvimento ocorreu no Brasil em conjunto com o centro
de pesquisas da matriz, na Itália, focando a criação de um produto para o
mercado latino-americano. Por enquanto, o Diablo Rosso II será produzido apenas
no Brasil e exportado daqui para os outros mercados. “O modelo chega ao mercado
de reposição custando 10% mais que o Sport Demon, que continua sendo
fabricado”, explica Marcelo Natalini, diretor da unidade de negócios
motocicleta para a América do Sul. “Mas já estamos submetendo o Diablo Rosso II
a testes pelas fabricantes de motos para que seja adotado como equipamento
original.”
Segundo pesquisas da Pirelli, o Diablo Rosso II também
proporciona durabilidade 20% superior em relação ao Sport Demon, o que
compensaria a diferença no custo de aquisição. As medidas disponíveis atendem a
modelos como Honda CB 300R e CBR 250R, Yamaha Fazer 250, Dafra Next 250 e
Roadwin 250R, Kawasaki Ninja 250R e 300. Até então, a única alternativa de pneu
radial para motos dessa categoria era o importado Michelin Pilot Street Radial,
lançado no Brasil em maio.
Fonte: Revista Duas Rodas
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