Mais potência e leveza para os track days em autódromos e
facilidade de uso em ruas normais foram os pontos cobertos pela BMW ao lançar a
nova geração da superesportiva S 1000RR. Além do desempenho, a marca bávara
apostou alto na eletrônica e fez um face-lift a moto. A nova versão chegou ao
País em fevereiro com preços entre R$ 75.900 e R$ 78.400, sendo este último
cobrado pela versão pintada no esquema tricolor (preto, branco e azul).
No design, a moto mudou consideravelmente. Nada tão radical
que comprometesse sua identidade, mas dá para ver que a superbike passou por
sua primeira grande reestilização visual desde o lançamento, em 2009. Começando
pelos faróis assimétricos. O traço marcante da S 1000RR foi mantido, mas ganhou
novo desenho, com uma das lentes mais oval e a outra mais alongada.
As linhas da carenagem ganharam vincos e combinam melhor com
as “guelras de tubarão” do lado direito, mantidas da geração anterior. Já na
rabeta, destaque para uma lanterna mais larga e para o novo escape, feito com
desenho poligonal e com acabamento mais refinado em relação ao da antiga S
1000RR. A peça é ainda mais leve e pesa 3 kg a menos do que o cano arredondado
que equipava a superesportiva anteriormente.
POR DENTRO, OUTRA MOTO
Se as alterações estéticas são modestas demais para causar
impacto, a BMW assegura que, por baixo da carenagem, a conversa é outra. Começa
pelo motor. O quatro cilindros em linha de 999 cm³ agora é capaz de chegar a
199 cv de potência máxima a 13.500 rpm, um ganho de seis cavalos se comparado à
antiga geração. Agora o modelo oferece uma boa relação peso-potência, já que a
moto agora pesa menos: 204 kg em ordem de marcha. O torque também aumentou
levemente e atinge os 11,5 kgf.m a 10.500 giros. Todavia, segundo a fabricante
alemã, outra novidade é o fato do propulsor oferecer mais força na faixa das
5.000 rpm para deixá-la mais amigável e fazer com que o piloto se sinta no
controle mesmo sem levar a moto ao limite o tempo todo.
De acordo com a BMW o aumento da potência e do torque se
deve ao novo desenho das cabeças dos cilindros e às novas válvulas de admissão
e escape. Colaboram também o refinamento do acelerador eletrônico
(ride-by-wire) e uma nova caixa de ar, maior, alimentada pela grande abertura
frontal entre os faróis.
O pacote Premium, no qual a moto é vendida no Brasil, ainda
traz uma novidade bem-vinda para o câmbio de seis velocidades. O sistema
eletronicamente assistido (quickshift) agora também oferece a possibilidade de
reduzir as marchas sem precisar acionar o manete da embreagem. Antes, isso
estava disponível apenas para subir as marchas.
MAIS LEVE E INTELIGENTE
A S 1000RR 2015 ainda conta com novo quadro em alumínio.
Mais leve, a estrutura com geometria redesenhada mescla rigidez e flexibilidade
para oferecer, segundo a BMW, mais estabilidade. Tudo isso fez com que a moto
“emagrecesse” quatro quilos. Outra novidade é a adição da versão atualizada da
suspensão semi-ativa DDC (Dynamic Damping Control). Antes exclusivo da S 1000
RR HP4 – descontinuada nessa nova geração – o sistema ajusta automaticamente os
amortecedores de acordo com as condições do piso.
Os freios dianteiros consistem em dois discos flutuantes de
320 mm de diâmetro, mordidos por pinças radiais de quatro pistões. Já na
traseira, o responsável pela frenagem é um disco de 220 mm de diâmetro com
pinça de pistão único. Ambas as rodas são auxiliadas pelo sistema Race ABS, que
pode ser desligado e, dependendo do modo de pilotagem escolhido fica menos intrusivo
em prol da esportividade.
Eletrônica, aliás, é o que não falta na nova S 1000RR. Além
de contar com manoplas aquecidas, controle de tração (DTC) ajustável em sete
níveis, o Race ABS e a suspensão DDC, o modelo estreia a função “piloto
automático”. Assim como nos carros, o dispositivo impede que a moto ultrapasse
uma velocidade pré-estabelecida, evitando conduções inseguras e multas por
velocidade excessiva. O “cardápio” ainda inclui três modos de pilotagem de
série e outros dois disponíveis como opcionais no pacote Pro, que prometem
deixar a moto ainda mais agressiva nas pistas e mais dócil fora delas. Confira o vídeo!
Fonte: Revista Web Motors
Edição: Dirceu Santana
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