quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A MOTO DO ANO 2012 – A era da tecnologia - Revista Duas Rodas

AS MELHORES MOTOS DO PAÍS NO MAIOR COMPARATIVO DO MUNDO... MOTO DO ANO 2012, 45 MOTOS, 10 ESTILOS...SPORT, NAKED, CUSTOM, BIG TRAIL, SCOOTER...

O Rabo Duro Brothers Road, vai disponibilizar todos os testes realizados para eleição da moto do ano, separados pro categorias, de Sport a Scooter.

A primeira categoria, também foi a vencedora do prêmio moto do ano que elegeu a Honda VFR 1200F como a  Moto do Ano!

O maior comparativo do mundo cresceu e 45 motos finalistas disputaram o prêmio Moto do Ano 2012.

As vendas de motos ultrapassarão este ano a marca de 2 milhões de unidades. Duas Rodas, pioneira no segmento e organizadora do prêmio Moto do Ano também tem se superado a cada ano para apresentar a você, leitor, o resultado mais fiel desde concurso, e apontar de fato qual moto merece o título em cada categoria.

E para acompanhar esse ritmo de crescimento do mercado, o Moto do Ano passou por mudanças que incluíram mais motos nas categorias avaliadas. Além de concorrerem os lançamentos ou motos que tenham recebido mudanças significativas no último período de 12 meses até a data dos testes por nosso jurados, também participaram da disputa detentoras do título da última edição do Moto do Ano e as mais vendidas em cada segmento, segundo os dados da Fenabrave. No total, foram 45 moto em 10 categorias.

Convidamos, dez profissionais especializados que aceleraram durante dois dias inteiros no circuito do ECPA, em Piracicaba (SP), para avaliar através dos quesitos, design, motor, suspensões, conforto, freios e manobrabilidade qual é a Moto do Ano. Nesta edição a tecnologia falou mais alto e a Honda VFR 1200F, equipada com o inédito câmbio automático de 6 marchas, motor V4 de 1200 cc e freios ABS recebeu as maiores notas e tornou-se a vencedora do Moto do Ano 2012.

Os jurados que participaram do concurso Moto do Ano 2012 foram:

- Josias Silveira – Revista Duas Rodas
- Leandro Mello – Programa Auto Esporte
- Teo Mascarenhas – Jornal Estado de Minas
- Roberto Dutra – Jornal O Globo
- Renato Gava – Jornal Zero Hora
- Aldo Tizzani – Agência de Notícias INFOMOTO
- Fausto Macieira – Canal Sportv
- Celso Miranda – Canal Bandsports
- João Mendes – TV Bandeirantes
- Suzane Carvalho – Portal UOL e site Cars

MOTO DO ANO Sport Touring 2012Unir esportividade e conforto sempre foi um desafio para as fabricantes de motos. E entre todas as categorias do Moto do Ano, a Sport Touring foi a que teve a maior diversidade de motos. Com motores de 2, 4, e 6 cilindros e preços diferentes, os jurados tiveram a difícil missão de avaliar a simplicidade mecânica da KTM 990 SM-T, a sofisticada eletrônica da BMW K 1600GT e a tecnologia inovadora da Honda VFR 1200F que, após uma disputada acirrada superou as rivais. Ela também foi a moto de maior média final entre todas as categorias e recebeu o Título de Moto do Ano 2011.


Honda VFR 1200F - Vencedora


Tudo começou no Mundial de Motovelocidade quando a Honda desenvolveu um câmbio com sistema de embreagem dupla (uma para as marchas pares outra para as marchas ímpares) que matem as engrenagens sempre girando para acelerar as trocas de marcha. Em 3ª marcha, por exemplo, 2ª e 4ª já estão em movimento para agilizar a próxima troca.

O segundo passo, e este sim desenvolvido especialmente para a Honda VFR 1200F, foi aplicar um sistema hidráulico para realizar as trocas de marchas e um avançado gerenciamento eletrônico capaz de ajustar a rotação do motor, sobretudo nas reduções, evitando trancos e permitindo uma utilização mais esportiva.

O resultado foi um moto que não possui pedal de câmbio nem manete de embreagem, mas que consegue ser tão divertida quanto motos de câmbio manual. O moto Drive permite trocas de marcha em rotações baixas, e o moto Sport aproveita toda a potência do motor em cada marcha. As teclas “+” e “-“ são utilizadas quando o piloto quer comandar as mudanças.

Em utilização esportiva o câmbio permite que fortes reduções sejam feitas sem que a roda traseira trave. Os Freios C-ABS também têm importante função por trabalhar em conjunto com o câmbio e manter a moto sempre nos trilhos, mesmo em fortes reduções com a moto inclinada.

O motor é poderoso, trata-se de um 4 cilindros em V de 1.236,7 cc com 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica que desenvolve 172,7 cv a 10.000 rpm. A potência é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e ultrapassar os 250 km/h.

A posição de pilotagem é ligeiramente esportiva devido às pedaleiras recuadas, mas os semiguidões mantém os punhos em numa posição elevada e não projetam o corpo do piloto para a frente em demasia. Sua carenagem proporciona proteção contra o vento suficiente para que o piloto não tenha que se abaixar. O tanque  com capacidade para 18,5 litros gera uma autonomia de até 285 km, levando em consideração o consumo médio de 14,4 km/litro. A vencedora do Moto do Ano obteve as maiores notas para freios, motor e design. O preço sugerido da Honda VFR 1200F é R$ 69.900

Ficha Técnica

Motor: 1.236,7 cc, 4 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
Potência: 172,7 CV a 10.000 RPM
Toque: 13,2 KGF.M A 8.750 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS (DCT)
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO) E 190/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 320 MM COM PINÇA DE 6 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 276MM COM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA
PESO: 264 KG (SECO)

BMW K 1600 GT


No projeto da K 1600 GT a BMW recorreu à tecnologia utilizada em seus automóveis para desenvolver um motor compacto de 6 cilindros. Com finas camadas de metal entre os cilindros, o motor da K 1600 GT é apenas 5 cm mais largo que o motor da 1300 de 4 cilindros da marca. Possui 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica, desenvolve 160 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 17,85 kgf.m a 5.250 rpm.

A grande virtude desde motor está no torque em baixíssimas rotações. É possível rodas a menos 40 km/h em 6ª marcha que o motor se encarrega de acelerar com saúde e sem provocar solavancos ou vibrações. Controle de tração e três modos de entrega de potência estão disponíveis na K 1600 GT para tornar as retomadas mais amenas e aumentar a segurança na chuva, quando for o caso.

Seus 295 km, a seco, parecem menos graças à distribuição equilibrada de peso e à posição de inclinada do motor, que contrubui para o baixo centro de gravidade. A posição de pilotagem e o banco largo e macio fazem da K 1600 GT uma das motos mais confortáveis já produzidas. Mas o piloto ainda conta com requintes que aumentam o conforto, como para-brisa com elétrico e aquecimento para os bancos e manoplas.

O pacote eletrônico também conta com piloto automático, ajuste eletrônico de suspensões, freios ABS e computador de bordo, que indica no painel de LCD informações como consumos médio e instantâneo, autonomia restante e pressão dos pneus. As notas da K 1600 GT foram altas em todos os quesitos, com destaque para conforto, que teve a maior nota entre todas as motos que disputaram o Moto do Ano em todas as categorias, 9,9. O preço sugerido pela BMW é 99,500.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 1.649 CC, 6 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
POTÊNCIA: 160 CV A 7.750 RPM
TORQUE: 17,85 KGF.M A 5.250 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO) E 190/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 320 MM COM PINÇA DE 4 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 320  MM COM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA.
PESO: 319 KG (ORDEM DE MARCHA)

KTM 990 SM-T


Ela não possui qualquer recurso eletrônico ou requintes de luxo. Seus diferencial está na ciclística ágil e divertida por utilizar suspensões de longo curso, herança da alma off-road da marca, com rodas de aro 17 polegadas e um leve quadro do tipo treliça feio em tubos de aço. O peso seco da KTM 990 SM-T é 196 kg.

O motor de 2 cilindros em V e 999 cc, com 4 válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote acionado por corrente, refrigeração líquida e injeção eletrônica, desenvolve 115 cv a 9.000 rpm e torque de 9,89 kgf.m a 7.000 rpm. A herança fora de estrada deste motor, que também equipa a KTM 990 Adventure, lhe confere um comportamento esportivo e áspero a ponto de levantar a roda dianteira em saídas de curva.

A posição de pilotagem é semelhante à de um trail, devido ao guidão largo e alto que mantém os braços afastados e a coluna ereta. Já as pedaleiras são pouco recuadas, e facilitam na hora de levantar do Baco para transpor obstáculos maiores, como buracos e lombadas, o para-brisa alto e o banco em dois níveis aumentam o conforto em longas viagens para o piloto e garupa.

Maletas laterais e bauleto traseiro são opcionais oferecidos pela fabricante que reforçam a proposta touring desta austríaca. Manobrabilidade, motor e freios foram os quesitos mais elogiados pelos jurados na KTM 990 SM-T, que custa R$ 54.900.

FICHA TÉCNICA

MOTOR: 999 CC, 2 CILINDROS, 4 VÁLVULAS POR CILINDRO, REFRIGERAÇÃO LIQUIDA
POTÊNCIA: 115 CV A 9.000 RPM
TORQUE: 9,89 KGF.M A 7.000 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
PNEUS: 120/70-17 (DIANTEIRO)NE 180/55-17 (TRASEIRO)
FREIOS: 2 DISCOS DE 305 MM COM PINÇA DE 4 PISTÕES NA DIANTEIRA E DISCO DE 240 MM PINÇA DE 2 PISTÕES NA TRASEIRA
PESO: 196 KG (SECO)


Fonte: Revista Duas Rodas
Digitação: Paulo Rafael

1 comentários:

Anônimo disse...

Que tal uma MV AGUSTA F4 :P

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