segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nova MV Agusta F4 RR traz motor de 201 cv


 Preço de jóia: 22.900 Euros vai custar a nova MVAgusta F4 RR


Máximo desempenho. Esse foi o objetivo dos engenheiros da MV Agusta ao projetar a nova versão da F4. Chamada de RR Corsacorta, a superesportiva da casa de Varese foi apresentada em 10 de maio com o que há de mais moderno no mercado de motocicletas. Conta com um novo propulsor mais potente construído em materiais nobres, suspensões de última geração e muita tecnologia embarcada. 


Apesar da mesma arquitetura – quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, 16 válvulas e refrigeração líquida -, o motor é completamente diferente do utilizado em outras versões da F4. Com exceção do bloco, o propulsor foi completamente redesenhado com o objetivo de se extrair o máximo dele. O virabrequim é novo e mais leve com menor massa inercial. Mas a grande mudança mesmo está no diâmetro e curso dos pistões. Eles estão com um curso menor, como denuncia o nome (corsacorta significa curso curto em italiano), e um diâmetro maior. Agora são 50,9 mm de curso e 79 mm de diâmetro – contra 55 mm e 76 mm do motor anterior. O grande benefício na prática é que o motor pode atingir rotações mais altas e “girar” até estratosféricos 13.700 rpm. Mas a potência máxima de 201 cavalos chega a 13.400 rpm! 
A capacidade cúbica é praticamente a mesma, ou seja, 998 cm³.


Novo virabrequim tem menos inércia.

Dutos de admissão e exaustão tem diâmetro maior
e as válvulas são feitas de titânio.
Mas essa não é a única novidade deste quatro cilindros em linha. Para garantir a alimentação adequada em altos giros, a MV Agusta também alterou o diâmetro dos dutos de admissão e exaustão, além de equipar a nova F4 RR com válvulas de titânio. Um acelerador eletrônico ainda comanda um sistema de dutos de ar variáveis (já utilizado em modelos com a nova Yamaha R1), para alimentar essa potente superesportiva.



Pistões tem diâmetro maior na nova MV Agusta F4RR.


A eletrônica ainda aparece no controle de tração, agora com comando no punho, e dois mapas de gerenciamento do motor.

Ciclística 

O quadro e o monobraço traseiro são exatamente os mesmo da versão anterior da MV Agusta F4. Porém para melhorar ainda mais seu desempenho nas pistas, a RR conta infinitas possibilidades de regulagens. Desde a suspensão, essencial para uma moto de corrida, até a possibilidade de se ajustar o ângulo da coluna de direção e até mesmo do ponto de fixação do monobraço traseiro.

Controle de tração traz agora controle no punhp.

No conjunto de suspensões, a MV Agusta empregou o que há de melhor da marca Öhlins. Garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e revestimento de titânio nitrido para garantir progressividade – uma combinação que proporciona agilidade, porém sem comprometer a estabilidade do conjunto. Oferece ainda múltiplas possibilidades de regulagem. 

Na traseira, o amortecedor Öhlins Racing TTX 36 que, segundo a fábrica italiana, é o melhor do mundo. Permite, além das regulagens de compressão, retorno e précarga da mola, ajustar a altura da posição de pilotagem. 

Completam o conjunto aros de alumínio forjado que, de acordo com a MV Agusta, pesam 1 kg a menos do que os anteriores feitos em liga de alumínio.


Jóia rara

Equipada com o que há de mais moderno no mercado, a nova MV Agusta F4 RR tem o preço de uma verdadeira jóia: 22.900 Euros na Itália, cerca de R$ 53.000. Só para comparar, a BMW S 1000RR sai por 16.500 Euros naquele país. A nova MV Agusta F4 RR chega às concessionárias italianas no final de maio em duas novas cores: vermelha e branca e branca perolizada.

Nova cor branca e vermelha

Escapamento com quatro saídas é marca registrada nas superesportivas da MV Agusta.

Nova cor branco perolizado.

As pedaleiras são ajustáveis.

Freios dianteiros tem  pinças monobloco Brembo fixadas radialmente.

13/05/2011 - Texto: Arthur Caldeira (Infomoto) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros




0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review