“Um
sucesso sempre vai ser sucesso”.
É exatamente nisso que a Honda está apostando. Apresentada
no Salão de Milão, a Nova CB 500 2013 tem tudo para estar de volta ao mercado
brasileiro. Os fãs da moto de média cilindrada pode esperar um modelo com
linhas totalmente reformuladas que sua antecessora, um visual que lembra a CB
300.
Esta faixa de cilindradas entre 300cc e 600cc deve vir pra
preencher um espaço existente no qual o Brasil é carente, e certamente irá
fazer sucesso.
O seu motor segue o mesmo conceito da NC 700X, sendo
composto por: dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, injeção
eletrônica e refrigeração líquida, todas essas características sendo pensadas
para melhorar o torque em baixas rotações e a economia de combustível. Com 471
cilindradas, o propulsor entrega uma potência de 48 cavalos à 8.500 RPM e 4,48
Kgfm de torque à 7.000 RPM. A CB 500 antiga, que foi vendida até 2001 no
Brasil, gerava 54 cavalos, mas seu consumo era bem maior do que será o da Nova
CB 500, que é 27 km/l.
Entre outras características da Nova CB 500, estão suas
rodas aro 17 que vestem pneus 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira com
freio a disco nas duas rodas, e ainda conta com sistema ABS oferecido como um
opcional. Seu câmbio é de seis marchas e suas suspensões são garfo telescópico
na dianteira e monoamortecida na traseira.
Ficha Técnica
Abaixo estão listadas algumas das principais características
da CB 500 2013, confira:
Motor de 471 cc
Potência de 48 cavalos à 8.500 RPM
Torque de 4,48 Kgfm à 7.000
Câmbio de seis marchas
Consumo médio de 27 km/l
Preço
O preço estimado da Nova CB 500 2013 para o Brasil deve ser
de R$25.000.
Ficha técnica
Honda CB 500F e Honda CBR 500R
Motor: Gasolina, quatro tempos, 471 cm³, dois cilindros em
linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e injeção
eletrônica.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 48 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 4,3 kgm a 7 mil rpm
Diâmetro e curso: 67.0 mm x 66.8 mm.
Taxa de compressão: 10,7:1
Suspensão: Garfo telescópico de 41 mm com 153,3 mm de curso.
Traseira do tipo monochoque com pré-carga da mola ajustável.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.
Freios: Disco simples de 320 mm em forma de pétala, pinça
com pistão duplo na frente e disco simples de 240 mm em forma de pétala, pinça
com pistão simples na traseira.
Dimensões: 2,07 metros de comprimento total, 0,74 m de
largura, 1,17 m de altura, 1,41 m de distância entre-eixos e 0,79 m de altura
do assento.
Peso: 193 kg.
Tanque do combustível: 15,7 litros.
Produção: Tailândia
Lançamento mundial: 2012.
Preço na Europa:
CB 500F: 5.500 euros, equivalente a R$ 14,2 mil; CBR 500R:
6.200 euros, o equivalente a R$ 16 mil.
Honda CBR 500R traz esportividade e conforto sem exageros!
Está pensando em fazer seu primeiro upgrade para uma
motocicleta esportiva com mais de 300cc, mas ainda se assusta com preço e
potência das opções disponíveis? Seu problema pode ter chegado ao fim -- isso,
claro, se você mora na Europa ou nos EUA, mercados nos quais a Honda lançou
este ano a esportiva CBR 500R.
Integrante do trio revelado em Milão no ano passado -- ao
lado da naked CB 500F e da aventureira CB 500X -- a nova moto chega como um
ritual de iniciação para quem está deixando de lado motos urbanas de baixa
capacidade cúbica e quer ganhar experiência em modelos mais potentes, como os
da família CBR.
APARÊNCIA
No visual, a inspiração da CBR 500R é na 1000RR Fireblade.
Estão ali faróis grandes e angulosos (que receberam reforço de uma terceira luz
abaixo do para-brisa), pintura branca com grafismos azuis e até mesmo o desenho
da carenagem -- todos análogos à sua irmã maior.
Porém, características mais esportivas, como os semiguidões,
foram abandonadas para deixá-la mais confortável -- principalmente porque a
maioria dos motociclistas que irão pilotá-la tem pouca experiência em modelos
desse porte.
O mesmo aconteceu com o banco bipartido, que recebeu espuma
mais aconchegante para piloto e garupa. O assento, da mesma forma que toda a
parte traseira, é comum com a CB 500F, modelo da família com a qual a nova 500R
também divide elementos, como as rodas e o escape longo do lado direito.
O coração da CBR 500R é um propulsor bicilíndrico paralelo
de 471 cm³, com refrigeração líquida e comando duplo no cabeçote (DOHC). Capaz
de gerar 47,5 cv (a 8.500 rpm) e 4,38 kgfm de torque (a 7.000 rpm), ele é
exatamente o mesmo que equipa a naked e a trail que compõem a linha e foi
idealizado desde o início para ser mais dócil do que esportivas equipadas com
motores de quatro cilindros.
O quadro tipo diamante feito em aço também é comum para os
três modelos e foi escolhido por oferecer boa distribuição de peso entre a
dianteira e a traseira da moto, além de agilidade nas curvas. Segundo a Honda,
o guidão ligeiramente mais alto ajuda a tornar a pilotagem mais confortável
para motociclistas de diversas estaturas.
No quesito suspensão, a Honda optou por equipá-la com um
monoamortecedor com ajuste de pré-carga em nove níveis na traseira e garfo
telescópico de 120 mm de curso na dianteira. Embora esportivas de média e alta
cilindrada invistam no garfo invertido (upside-down), a 500R emprega um
conjunto convencional, o que reflete no seu custo e a deixa mais barata,
reiterando a ideia de ser a melhor opção para quem vem de modelos de capacidade
cúbica mais baixa.
Os freios são do tipo margarida em ambas as rodas, sendo o
traseiro de 240 mm de diâmetro com pinça de um pistão e o dianteiro, com 320 mm
de diâmetro mordido por uma pinça de pistão duplo. Para auxiliar na frenagem, a
moto também conta com sistema ABS de dois canais como item de série, que
adiciona 2 kg ao peso da moto, deixando-a com 194 kg. O tanque de combustível
tem capacidade para até 15,7 litros.
PONTO MÉDIO
A esportiva de meio litro não é apenas um novo degrau para
quem quer subir de categoria. Ela também é indicada para o motociclista que já
está pensando se sua próxima moto será uma devoradora de curvas (como a CBR
600RR) ou algo mais voltado para os passeios em estradas, caso da CBR 600F. Nos
dois cenários, a 500R cumpre seu papel na evolução natural do motociclista como
porta de acesso aos dois modelos.
No Brasil, onde a Honda também comercializa outros modelos
da família CBR -- como a 250R e a 600F, além das superesportivas "Race
Replica" de 600cc e 1000 cc --, um modelo como a 500R para fazer a
"ponte" entre eles seria bastante apreciado. Por enquanto, não é
possível cravar a data de quando a moto estará entre nós, mas a boa aceitação
de esportivas bicilindricas como a Kawasaki Ninja 650 pelo mercado nacional nos
leva crer que tudo é uma questão de tempo.
Ficha técnica
Honda CB 500F e Honda CBR 500R
Motor: Gasolina, quatro tempos, 471 cm³, dois cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e injeção eletrônica.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 48 cv a 8.500 rpm.
Torque máximo: 4,3 kgm a 7 mil rpm
Diâmetro e curso: 67.0 mm x 66.8 mm.
Taxa de compressão: 10,7:1
Suspensão: Garfo telescópico de 41 mm com 153,3 mm de curso. Traseira do tipo monochoque com pré-carga da mola ajustável.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.
Freios: Disco simples de 320 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo na frente e disco simples de 240 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples na traseira.
Dimensões: 2,07 metros de comprimento total, 0,74 m de largura, 1,17 m de altura, 1,41 m de distância entre-eixos e 0,79 m de altura do assento.
Peso: 193 kg.
Tanque do combustível: 15,7 litros.
Produção: Tailândia
Lançamento mundial: 2012.
Preço na Europa:
CB 500F: 5.500 euros, equivalente a R$ 14,2 mil; CBR 500R: 6.200 euros, o equivalente a R$ 16 mil.
Chega ao mercado europeu uma nova opção no segmento trail.
A
Honda CB 500X é uma trail bicilíndrica que oferece economia com bom desempenho.
Seu motor quatro tempos de dois cilindros e 471 cilindradas oferece uma
potência de 47 cavalos e câmbio de seis velocidades. O design foi inspirado na
Crosstourer 1200.
Três opções, uma mecânica: A Honda lançou três versões
equipadas com mecânica semelhante, esta versão trail; a versão naked e a versão
esportiva. A finalidade é reduzir os custos de projeto, fabricação e facilitar
a manutenção no pós-venda.
A motocicleta poderia ser uma boa opção para nosso mercado,
mas não há previsão de chegada ao nosso mercado pois a Honda ainda não se
pronunciou a respeito.
Detalhes técnicos da Honda CB500X 2013
Fonte: Honda-Montesa .
Motor
Tipo 4 tempos,
dois cilindros paralelos, refrigerado a água
Deslocamento 471
centímetros ³
Diâmetro x curso 67
milímetros x 66,8 milímetros
Taxa de compressão 10,7:
1
Máximo 47
cv a 8.500 rpm
O torque máximo 43
Nm a 7.000 rpm
Ralenti -
Capacidade de óleo 3,2
litros
Sistema de Combustível
Carburação Gasolina
Injeção Eletrônica PGM-FI
Acelerador Bore
Filtro de ar Seco,
tipo cartucho de papel
Capacidade de combustível 17,3
litros (incluindo a reserva)
Eletronicamente
Ignição Computador
digital controlado transistorizada com antecedência eletrônico e
Avanço da ignição
Tipo de ficha
Começar Elétrico
Capacidade da bateria 12V
8,6 AH
Saída do alternador Um
23,4 / 2000 rpm
Faróis 60/55 W x 1
farol
Transmissão
Embreagem Multipanel
em banho de óleo
Operação da embreagem Mecânica,
cabo
Tipo de transmissão 6
velocidades
Redução primária -
Rácios -
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
6 -
Redução final -
Final Drive Cadeia
selado Toric
Quadro
Tipo Aço Diamante
Chassis
Dimensões 2,095
milímetros x 1290 mm x 830 milímetros
Distância entre eixos 1.421
milímetros
Lançamento ângulo 26,5
graus
Avançar 108
milímetros
Raio de viragem -
Altura do assento 810
milímetros
Afastamento à terra 170
milímetros
Peso em ordem de marcha
196 kg
Carga máxima -
Peso com carga -
Suspensão
Suspensão dianteira Garfo
telescópico convencional, 41 milímetros,
Suspensão traseira Prolink,
amortecedor único com 9 vias pré-carga ajustável
Rodas
Roda dianteira Alumínio,
multi-rádios
Roda traseira Alumínio,
multi-rádios
Llanta delantarea 17
x MT3.5
Roda traseira 17 x
MT4.5
Pneu dianteiro 120/70ZR
- 17M / C
Pneu traseiro 160/60ZR
- 17M / C
Frente da Pressão dos Pneus -
Pressão do pneu traseiro -
Freios
Freio dianteiro Um
disco ondulado 320 milímetros, 2-pistões
Freio de volta Um
disco ondulado 240 milímetros, uma pinça de pistão
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