quarta-feira, 28 de março de 2012

SBK: Duas corridas podem passar a uma corrida com ''pit stops''?

Paragens para reabastecimentos no Mundial de Resistência


Existe um rumor interessante a circular dentro do paddock do Mundial de Superbikes, pois o responsável do organizador deste campeonato, Paolo Flammini, da Infront Motorsports, terá confidenciado a alguns jornalistas que está a considerar alterar o formato de algumas rondas SBK para garantir um maior e melhor espetáculo para fãs e patrocinadores.

A ideia subjacente a este rumor é de que o formato de duas corridas por ronda para as SBK, torna cada corrida demasiado curta em termos de duração e, a alteração serviria para prolongar a ação em pista por mais algum tempo, enquanto adicionava um novo fator tático para equipas e pilotos: as “pit stops” (paragens nas boxes).

Para além de Paolo Flammini garantir que os patrocinadores poderiam assim ter mais tempo de antena para mostrarem as suas marcas na televisão, também os fãs deste campeonato poderiam passar a assistir a corridas mais emotivas, devido às referidas paragens nas boxes poderem alterar o rumo dos acontecimentos de um momento para o outro.


clique na imagem para ampliar


Hoje em dia não é raro as corridas de superbikes ficam decididas nas primeiras voltas, com um piloto a destacar-se dos demais, ou porque outros sofrem quedas. Adicionando as paragens, os pilotos e equipas teriam de ter em conta o consumo de combustível e, também, levar em conta o tempo que se perde para entrar na box para trocar de pneus e reabastecer.

Outro ponto a ter em conta neste rumor é a “guerra” que continua a existir entre o Mundial de Superbikes, da Infront Motorsports, e o Mundial de Velocidade da Dorna e de Carmelo Ezpeleta. Adicionando as “pit stops”, Flammini conseguiria diferenciar os dois campeonatos que, recordamos, estão agora sob a égide da mesma empresa “mãe”, a Bridgepoint Capital.

A favor desta possibilidade, alguns fãs, especialmente os americanos, relembram o espetáculo proporcionado pela corrida Daytona 200 do campeonato americano AMA Pro Racing, que apenas foi decidida nos últimos momentos e onde se demonstrou que um formato de uma corrida mais longa, com paragens para reabastecimentos e troca de pneus, deixou os fãs “colados” aos ecrãs da televisão durante mais tempo para saberem o resultado final.




Fonte: www.motociclismo.pt

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review