segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BMW quer revolucionar os… assentos!





Fazendo uso de um conjunto variado de sensores e computadores estas suspensões electrónicas adaptam-se automaticamente às condições da estrada, assim como ao tipo de condução que o condutor adopta para um determinado momento. Esta inovação ainda não chegou às motos de produção e já a BMW revelou, através de patentes, o próximo passo: assentos activos!

De acordo com as patentes apresentadas pela marca bávara, a ideia é criar um assento que esteja suportado por um “conjunto de amortecedores colocados sob a superfície do assento e que permite reduzir os impactos e vibrações da moto sobre o condutor e o passageiro.”

Mas o sistema não será apenas um “simples” conjunto de amortecedores. Será isso sim, um elaborado e complexo sistema electrónico que consegue identificar os ressaltos e buracos na estrada à nossa frente, enviando um sinal para o assento que assim adapta a sua rigidez de acordo com a situação.

Um sensor colocado na roda da frente irá trabalhar em conjunto com o sistema de amortecedores do assento e, assim que a roda da frente passa por um buraco ou ressalto, o sinal enviado para os computadores faz com que o assento elimine as vibrações que o condutor pode sentir.

Apesar de não estar explicitamente descrito nas patentes, já podemos imaginar futuras aplicações deste assento activo da BMW: quando a moto inclina para traçar a trajectória de uma curva, o assento mexe-se de acordo com o ângulo ajudando na condução, ou ainda, a possibilidade do condutor seleccionar a dureza que mais gosta no seu assento.

A nossa opinião sobre esta ideia é de que todo o projecto não deverá passar do “monte” de ideias que os engenheiros da BMW apresentam e que acabam por ficar fechados numa prateleira da fábrica.

Será uma ideia válida? Parece-nos que sim. Irá valer o custo adicional? Você decide…

Fonte: www.motociclismo.pt


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review