domingo, 17 de julho de 2011

Guzzi Stelvio NTX

Moto Guzzi Stelvio NTX



A Moto Guzzi Stelvio NTX é uma versão mais equipada da trail italiana, com uma inspiração declarada na Adventure da BMW. Tal como esta, possui protecções de motor, luzes auxiliares e suportes para bagagem.

Além destas modificações, a Stelvio surge este ano também equipada com sistema de travagem com ABS. A sigla NTX não tem um significado especial, se bem que nos anos oitenta foi utilizada num modelo de utilização mista, a NTX 750.

Base semelhante


A ciclística desta nova versão não tem alterações face ao modelo base. Isso significa que utiliza uma forquilha invertida da Marzochi de 50 mm de diâmetro. Na traseira é utilizado um amortecedor da Sachs, que possui um comando remoto da pré-carga hidráulico. 

Outro ponto que possui afinação é o assento do condutor, que tem três posições. Estas são: alta, muito alta e quase no céu. Posto isto não é fácil subir a bordo (e eu tenho 1,93 m). Utilizadores mais baixos irão ter dificuldades, o ajuste é, contudo, útil, e a Stelvio não é mais alta que as suas rivais.





Aos seus comandos esta moto garante um bom espaço de manobra, com um guiador correctamente elevado e uns pousa-pés baixos. O hotel que serviu de base, em Cortina d’Ampezzo, fica imediatamente abaixo da linha de neve, pelo que fiquei muito satifeito com a protecção que o ecrã e protecções de punho garantem, tudo sem grande turbulência. 

Motor cheio

Foi o motor o elemento que causou melhores impressões, a hesitação da Stelvio original desapareceu, substituída por uma resposta muito agradável, com um forte binário que surge logo desde as 2000 rpm. Como é tradicional nas Guzzi, o grande “V” transversal parece ganhar uma maior suavidade e equilíbrio com a subida de rotação, a caminho do “red-line” nas 8000 rpm. 

Ainda assim não faz muito sentido levar as rotações até um ponto tão alto, já que se torna muito mais agradável utilizar a precisa caixa de seis relações com passagens a baixa rotação, tirando o máximo partido da nova flexibilidade desta unidade.



Nas poucas rectas que cruzamos, a NTX subia sem esforço até aos 145 km/h, com aceleração suficiente para nos levar até perto dos 210 km/h. Esta Guzzi é garantidamente capaz de manter velocidades de cruzeiro elevadas. O seu largo assento, capacidade de carga e lista de acessórios, que inclui punhos aquecidos, acrescentam qualidades à sua capacidade de enfrentar longas tiradas, se bem que a Guzzi não melhorou o depósito, que continua a contar com os mesmo 18 litros.

Maneável

A maneabilidade é incrível, perfeita para o estonteante número de curvas que tivemos de navegar nas contínuas subidas e descidas da montanha. Com uns reclamados 214 kg a seco, a Stelvio base já não é uma moto leve, devendo a NTX  ser 10 kg mais pesada (a marca não declara peso). Grande parte deste peso está colocado alto e a direcção tem uma geometria conservadora, como convém numa maxi-trail. Mas fiquei impressionado com a leveza que a NTX transmite, quão fácil e preciso é manobrá-la com ligeiros movimentos no guiador.









Parte da explicação para isto está nas excelentes suspensões que, embora tenham um grande curso (170 mm na frente e 155 mm na traseira), garantem um excelente controlo na passagem das irregularidades do piso. A NTX está equipada com um estreito 150/70, numa jante de 4,25”, o que ajuda muito na agilidade.

A distância ao solo é bastante generosa, sendo muito difícil tocar com a Stelvio no chão, algo que acontecia demasiado cedo na versão do ano passado.

As mais valias


Esta versão tem alguns detalhes dignos de relevo, como o porta-luvas com fechadura da carenagem, o espaço debaixo do assento, a estrutura para transporte de bagagem e o excelente painel de instrumentos e comandos.

Face à versão inicial, a Stelvio deste ano está bastante mais consistente, e a NTX acrescenta as mais valias do equipamento extra.



Fonte: 
http://www.motociclismo.pt

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